Como laquear moveis
Ao renovar a decoração, ou dar acabamento a um móvel ou artesanato, é possível fazer sem ajuda de um profissional e gastando pouco. A laqueação de móveis ou artesanatos é uma ótima opção. Transformar peças de mobiliários antigos em peças modernas e acabamento com valor decorativo e aspecto profissional.
Requer alguma prática e experiencia, mas nada que não possa ser aprendido rapidamente. Comece numa peça pequena, para treinar a técnica seguindo o passo a passo.
Quando se sentir familiarizado com a técnica e os materiais nela utilizados, ponha mãos à obra.
Material necessário:
Espatula
Pincel, ou rolo, ou pistola para pitura e compressor de ar
EPIs: Luvas, mascara, óculos e roupa adequada
Lixas para madeira grana 280 e 320
Massa rápida para madeira (se necessário)
Prime próprio para o tipo de laca
Tinta automotiva ducco, ou esmalte sintético automotivo, ou tinta PU
Thinner ou solvente apropriado para o prime e tinta escolhidos
Passo a passo:
Para começar, você precisa preparar a superfície da peça, lixe bem a superfície de modo a retirar todas as imperfeições. Passe um pano ou soprador para retirar todo o pó, da peça.
Prepare o prime de acordo com o indicado pelo fabricante, para o tipo de ferramenta que vai utilizar na aplicação (Pincel, ou rolo, ou pistola para pitura e compressor de ar). Aplique o prime de preferencia em demãos cruzadas, uma demão num sentido, espere secar e aplique outra demão cruzando a primeira.
Se necessário aplique a massa rápida para corrigir alguma irregularidade na madeira. Aguarde o tempo de secagem da massa e lixe a superfície para regularizar, use a lixa grana 280 no primeiro lixamento, depois a lixa grana 320 para um acabamento mais liso. Passe um pano ou soprador para retirar todo o pó, da peça.
Prepare a tinta de acordo com o indicado pelo fabricante e aplique a tinta com trincha, pincel, rolo ou pistola para pintura. Em qualquer dos modos de aplicação que escolher, a aplicação deve ser uniforme, em várias demãos. Entre cada demão aguarde o tempo de secagem da tinta, conforme o indicado na embalagem da tinta, se necessário lixe levemente com as lixas 280 e 320 para retirar poeiras e outras imperfeições.
Enfim a ultima demão e um belo resultado para beleza do seu móvel ou artesanato.
Muito proveitoso
Gostei muito da explicação.
gostei da esplicacao.
Muito legal mesmo.
A explicação foi boa, mas só vendo o resultado para avaliar. Vou testar! Agradecida!
Bacana… No caso vou fazer com Tinta Automotiva Sintético e usar o Prime próprio para o sintético. Posso passar o verniz normalmente?
Sim, depois de pronto pode envernizar.
Muito bom!